sexta-feira, 24 de setembro de 2010
O post de hoje foi inspirado em vários acontecimentos, que me fizeram pensar em muita coisa, e resolvi colocar o que pensei aqui.
Pra começo de conversa vou falar sobre uma reportagem do The Los Angeles Times, sobre os animadores japoneses e seus problemas com a entrada de animadores coreanos, chineses, vietnamitas e sabe-se lá quem.
Quem deu uma entrevista para o Jornal foi o animador Hiroyuki Yamashita, que trabalha na produção de Naruto. Segundo ele, o trabalho está cada vez mais estressante, e diz que já houve casos de colegas que desenvolveram lesões corporais, devido a longas horas debruçados sobre as mesas de produção. Como se não bastasse, os empregados não recebem seguro-saúde, tudo para reter custos à empresa. E as estatísticas comprovam, que em cada 10 animadores, apenas um permanece na profissão por mais de 3 anos. É a coisa tá feia pra eles.
E pra piorar a entrada de pessoas estrangeiras, que tem custo de produção mais baixo, e é um "diferencial" na hora da escolha dos animadores. A imagem que passa dos produtores dos animes, pra mim, é de que eles se importam mais com a mão de obra barata do que com a qualidade, tanto é os desenhos de Naruto ai em cima, que eu vou comentar depois.
Eu não posso culpar os animadores estrangeiros, não sei se o trabalho mal feito veio mesmo deles, mas com a entrada deles muitos dos japoneses que tem até uma faculdade relacionada a isso, não consegue trabalho, mesmo sendo pessoas que conseguem fazer um anime de qualidade.
Outro dia, um roterista muito famoso por sinal (Dai Sato, de Cowboy Bebop), falou sobre a deficiência que os animes estão sofrendo, e em um trecho disse: "Entre as outras críticas e preocupações estão a recusa dos japoneses em ensinar técnicas de animação aos estrangeiros que trabalham nos animes".
Dá pra entender a situação deles, os estrangeiros estão tirando seus empregos, bom motivo para não passar a técnica, mas eles perderam o emprego não por causa da qualidade, e sim por causa do baixo preço. Ai não ensinar a técnica, não quer dizer que vão ter os empregos de volta, e sim que os animes vão perder um pouco a qualidade no traço.
Agora falando um pouco das imagens acima; uma foi desenhada recentemente que é a do Pain (Yahiko) com o Naruto, talvez essa tenha sido uma das lutas mais importantes, até agora, mas como viram o traço do anime deixou a desejar. A explicação que eu tirei para isso, foi de que os produtores, sabendo que essa luta seria importante, tentaram fazer com efeitos de cinemas, só que sem os recursos. Então a luta pareceu mais um episódio do papa léguas, do que de uma série consagrada.
E esse foi um problema mas ainda tem aqueles erros, como personagens vesgos, narizes e olhos desproporcionais, cabelos diferentes, entre outros que acontecem nas grande series de animes. O engraçado falando de grandes séries, é que isso só acontece com elas, pois olhando alguns shoujos, por exemplo, você dificilmente acha esses erros, talvez uma mudança no rosto dos personagens (o que na minha opinião é errado), como os gêmeos Kaoru e Hikaru, de Ouran High School Host Club, onde se vê uma leve diferença no cabelo deles, mas aquilo foi proposital, e não relaxo.
Mas dando ainda uma esperança, e falando sobre uns animes que serão grandes mas com belos traços, vou sitar One Piece, Fairy Tail, Nurarihyon no Mago, e por ai vai, que são séries onde até agora não vi um único erro gráfico (tá, Fairy Tail e NuraMago, começaram agora...).
E agora, os artistas japoneses esperam mais ajuda do governo para a formação de uma proteção e preservação ao anime, pena que sem projetos que podem realmente bons, a situação não vai mudar muito, mas pelo que parece o governo já está mexendo seus pauzinhos, não sabemos como mas isso pode dar uma esperança para nós, de termos animações com qualidade, não só a história.
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1 comentários:
disse...
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